Base de Conhecimento
Diferença entre rotas GSM, TDM e CLI
Postado por Guilherme Fernando on 03 August 2017 11:30 AM

Quem é novo no ramo de telecomunicações deve ouvir sobre Rotas GSMRotas TDM e Rotas CLI e não entender do que se trata. Abaixo segue os principais aspectos de cada uma delas para que você possa entender as diferenças entre GSM, TDM e CLI.

Rotas GSM

GSM é a sigla para Global System for Mobile, ou em português Sistema Global para Comunicações Móveis. As Rotas GSM são as mais utilizadas por celulares em todo o mundo: mais de 1 bilhão de pessoas a utilizam em mais de 200 países.

O consumidor tem algumas vantagens quando se trata da tecnologia GSM. Uma das principais vantagens é que ele pode aproveitar serviços novos com baixo custo. A troca de mensagens de texto (SMS), por exemplo, foi desenvolvida originalmente para a tecnologia GSM.

Nas Rotas GSM, tanto o sinal quanto os canais de voz são digitais. Assim, o GSM é considerado um sistema de celular 2G (de segunda geração).

Em uma Rota GSM, o terminal do utilizador é chamado de estação móvel. Essa estação é composta por um SIM chip – o que permite a identificação do usuário – e por um terminal móvel – na maioria das vezes, um celular.

Rotas TDM

TDM é a sigla para Time Division Multiplex, ou em português Multiplexação por Divisão do Tempo. Essa e uma técnica que permite a existência de diversos canais de comunicação em um mesmo meio de transmissão. Como a tecnologia TDM trabalha com base em tempo, pada cada taxa de transmissão em bits são alocados slots de tempo em cada canal de comunicação.

tecnologia TDM pode ser dividida em duas categorias: síncrona e assíncrona.

Na TDM síncrona, os intervalos de tempo são divididos sempre em tamanhos iguais e cada terminal espera sua vez para transmitir os dados. Já na TDM assíncrona, os intervalos são divididos de acordo com a demanda de cada terminal.

As Rotas TDM são a solução ideal para empresas que buscam um serviço de telefonia fixa digital caracterizada pela alta qualidade de voz e tarifas reduzidas.

Rotas CLI

As Rotas CLI são aquelas rotas com BINA ativa. Isso significa que, nas Rotas CLI, seu próprio número de telefone aparece no telefone do usuário quando o mesmo efetuar a ligação.

Em outras palavras, as Rotas CLI são interconexões de qualidade excelente (Premium) com operadoras nacionais. As Rotas CLI são sempre digitais, porem o custo delas é maior comparado as rotas TDM e GSM.

Se você está em busca de uma solução de qualidade com binagem, Rotas CLI podem ser a melhor solução.

(0 votos)
Este artigo foi útil
Este artigo não foi útil

Comentários (0)
Postar um novo comentário
 
 
Nome completo:
Email:
Comentários:
Suporte iBridge by iBridge Technology